Só um boletim, um mural, página de internet etc., não é Pastoral da Comunicação, mas são formas utilizadas pela pastoral. Muitas vezes se reduz a Pascom a um desses meios, o que significa prejuízo da qualidade de um trabalho. Tal simplificação pode favorecer ou fortalecer o monopólio da fala no interior da Igreja, comprometendo a Pastoral de Conjunto, além de propiciar um contratestemunho do verdadeiro sentido dos processos de comunicação como ação evangelizadora. Todos os meios de comunicação que a comunidade possui devem estar abertos aos demais.
Com os dois remos, necessários para tocar o barco que sobe a correnteza, a Pastoral da Comunicação deve desenvolver duas dimensões complementares; só assim, se manterá e chegará ao lugar certo.
A Igreja é servidora; por isso, a Pastoral da Comunicação coloca-se como parceira de todos os que, pela comunicação, querem fazer uma sociedade mais solidária, justa e fraterna.
O Estudo da CNBB n. 75 torna nítida a Missão da Pascom:
"A Pascom perpassa, pela própria razão de ser, as ações das demais pastorais, animando-as e colocando-se a serviço, tendo como referencial programático a Pastoral de Conjunto".
(Cnbb n.75)
Portanto, podemos resumir que o objetivo geral da Pascom situa-se no limiar da integração, da interação, da proposta de ser caminho para a comunhão. A Igreja, enquanto sinal da presença viva de Jesus Cristo, sacramento da união entre Deus e os homens, congrega em si a missão de comunicar a Palavra de Deus e proclamar o Reino de Deus. É sacramento eficaz de salvação, e sua missão evangelizadora é autentica quando conduz a humanidade à comunhão.
Além disso em 30 Documentos e Estudos, A CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil refletiu e indicou a comunicação como ação pastoral indispensável da Igreja.
Se você gosta de escrever, fotografar, desenhar, de se comunicar pela internet ou para todos aqueles que creem no trabalho de união e comunicação da PASCOM fica aqui o nosso convite para ingressar na Pastoral que atualmente possui 3 integrantes e muito trabalho para aqueles que desejam servir a Deus.
Contato: pascom@paroquianavegantesrj.com.br
Tel: 6958-1104 (Daniel)
ESTUDO:
Para que o trabalho seja desenvolvido com profissionalismo, sem atropelos e improvisações, é fundamental que todos os agentes da Pascom, busquem se capacitar: mas não basta a capacidade técnica, é necessário também, buscar a formação espiritual. Pois a Pascom tem muita responsabilidade, é a poderosa solução para a necessidade urgente de conversão e evangelização. Temos um campo muito amplo de atuação em nossa pastoral. Muito a aprender, muito a desenvolver.
"A vós, jovens, que vos encontrais quase espontaneamente em sintonia com estes novos meios de comunicação, compete de modo particular a tarefa da evangelização deste 'continente digital'."
(Bento XVI).